3 dicas para conservar melhor suas fotos impressas



 Todas as fotos que meus avós maternos têm incluindo as da infância da minha mãe e dos meus tios estavam guardadas em um caixa de papelão, que parecia inofensiva... mas não era.

Encontrada apenas por acaso durante uma mudança repentina de residência, as memórias já não eram vistas há alguns anos e isso precisava mudar.

Foi assim que nasceu a primeira versão da caixa porta memórias, em tamanho 32x22, criada para comportar cerca de 600 fotos e deixá-las sempre a vista, servindo também como porta retrato, devido à sua tanta em acrílico transparente, com escrita personalidade e fitinhas que facilitam a retirada das fotos armazenadas. 

O melhor primeiro e melhor presente que eu já dei aos meus avós. 

E hoje eu não apenas tenho a minha (veja foto acima), como também dei continuidade ao projeto com a opção reduzida para 200 fotos, que também é um ótimo presente.

Mas a conservação das fotos vai muito além do local onde elas são guardadas. É por isso que a matéria de hoje vai te ajudar a garantir a eternidade dos seus registros.


#1. Não coloque em direção ao sol 

Sabe quando você tem uma foto que ama muito, mas ela está desbotada? Perdendo a cor? Pois é. 

Isso é reflexo da exposição direta à luz solar, que em alta temperatura modifica as cores originais da fotografia, podendo torná-la irreconhecível dependendo do material em que foi impressa.


#2. Cuidado com o excesso de poeira 

Se por aí ou na casa de algum familiar existem fotos perdidas em caixas de papelão que não são abertas há muito tempo, fique atenta.

Tenho certeza que em algum momento da vida você já viu uma foto manchada, ou quem sabe até com espaços em que um pedaço já não existe mais... Isso acontece por conta do acúmulo de poeira.

Mesmo estando bem guardadas com o maior carinho do mundo, é importante que você vez ou outra tire um tempinho para revisitar cada uma dessas memórias importantes pra você e só por fazer isso já garanta que um ar novo chegue ao papel e garanta a eternidade que necessita que ele tenha. 

E por que não tornar a abertura do túnel do tempo uma tradição divertida por aí, né?


#3. Evite a umidade

Por último, mas jamais menos importante, precisamos conversar sobre a umidade. Antigamente, o papel fotográfico era revelado em água e ela não é inimiga dele, mas a umidade sim. 

Fungos adoram umidade, mas suas fotos não e eles não se dão bem, o que resulta em danos desastrosos e irreversíveis. 

Por isso, cuidado novamente com as caixas de papelão para armazenamento das suas fotos, elas não são tão interessante assim.

Imagem: Porta histórias versão compacta para até 200 registros em cor-de-rosa claro, pintada à mão. 

Para melhor armazenamento da sua história ou para a proteção das de quem você mais ama, entre em contato através do botão de WhatsApp disponível no lado inferior direito na página ou na aba 'contato'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário